“A minha defesa de mestrado representa também os silêncios que precisaram ser quebrados, os afetos que sustentaram esse percurso. É uma porta que se abre, e eu desejo profundamente que outras pessoas surdas ocupem esse espaço com suas histórias e pesquisas. Cada conquista individual fortalece a nossa comunidade”, Bruna Barbalho, mestre em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC-SP (ao centro, na foto)
A jovem pesquisadora Bruna Barbalho acaba de se tornar a primeira pessoa surda mestra pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação (PED / PUC-SP).
Sob orientação da profa. Mistuko Makino Antunes, Bruna realizou a pesquisa Para além do som: relatos de conquistas e desafios na trajetória acadêmica de estudantes surdos que chegaram ao ensino superior.
“Bruna foi a primeira aluna surda do PED e realizou uma pesquisa muito relevante academicamente, além de significativa para a comunidade surda. Esperamos que ela prossiga no doutorado e que seja a primeira de muitos surdos a se titularem no PED”, afirma a profa. Mitsuko.
Atualmente, Bruna é professora professora de Libras da Derdic, a Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, unidade vinculada academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FaCHS) da PUC-SP e, subordinada administrativamente à mantenedora, Fundação São Paulo.
0 Comentários